domingo, 20 de maio de 2012

Silêncio e comunicação






Hoje a igreja católica celebra o 46 º dia das comunicações sociais, e o papa Bento divulgou uma carta reforçando a importância dos comunicadores e das ferramentas de comunicação para a sociedade.

O tema da carta é: Silêncio e comunicação, o que a princípio parecem ser coisas divergentes, se tornam fundamentais para um bom entendimento e relacionamento entre as pessoas e também fundamental para a propagação da palavra de Deus.

O Papa, que é o líder da igreja católica se mostra “antenado”, com as linguagens e ferramentas utilizadas atualmente pelos usuários das redes de comunicação, principalmente da internet - através de uma escrita simples e pontuando situações do cotidiano ele chama a todos para uma reflexão.


“Silêncio e palavra: caminho de evangelização”, merece atenção de todos.

Por Manoel Eloy

Carta na na íntegra:

Site do Vaticano:



quarta-feira, 16 de maio de 2012

Coroação de Maria


domingo, 13 de maio de 2012

A igreja e a sociedade

Dom Murilo

Mesmo vivendo em um estado laico, em outras palavras, as opiniões religiosas não interferem em decisões do estado, é interessante perceber como a nossa igreja permanece com o mesmo respeito de sempre diante dos órgãos que representam a sociedade civil e o próprio governo.

A igreja através de suas pastorais participa de maneira clara e franca dentro da sociedade, sendo em muitos lugares a única forma que os cidadãos têm para conseguir que seus direitos mais básicos sejam atendidos.

Destaco hoje a presença da Arquidiocese de Salvador dentro da sociedade baiana, através do arcebispo primaz do Brasil, Dom Murilo, a igreja participa pela segunda vez de uma negociação entre o governo do estado e um sindicato de classe.

No período que antecedeu o carnaval, o Bispo participou das negociações que pretendia o fim da greve da polícia militar, neste mês o bispo foi novamente convidado para conversar com os professores e novamente o governo, tentando por fim a uma greve que passa dos trinta dias de duração.

Colaborou Eliane Bastos

Por Manoel Eloy
Informações sobre a greve:  Correio | 
http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/greve-dos-professores-da-rede-estadual-completa-um-mes-sem-acordo/

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Homenagem as mães


Para mim, uma das cenas mais belas do evangelho, é quando doa alto da cruz, em meio a todo o sofrimento que nenhum ser humano seria capaz de suportar, Jesus lembra-se de sua mãe.

Ela que teve a coragem de dizer sim a Deus e o trazer a vida, que teve força de começar uma família da forma mais inusitada possível e em um tempo de muito sofrimento, Ele o filho do Homem retribui ali do alto todo o amor e carinho dedicado, chama o discípulo que amava e entrega a ele o dever de cuidar de Maria e a ela apresenta seu novo filho.

Eis o carinho que dedicamos a Maria, eis o Carinho que dedicamos as nossas mães.



Por Manoel Eloy

sábado, 5 de maio de 2012

Mês de Maria





Teve Início no dia 1 de maio o mês dedicado a Maria, e a comunidade Emaús já está realizando a oração do terço todas as noites, de domingo a quinta e sábado ás 19h00min,  as sextas logo a após a santa missa, por volta das 18h30min.
Esperamos por você!

“Mas quando veio a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, que nasceu de uma mulher e nasceu submetido a uma lei, a fim de remir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a sua adoção"


Gl 4,4-5.

Por Manoel Eloy

terça-feira, 1 de maio de 2012

Geovane... O céu se alegra



Geovane - Noite da juventude 21/04/12

Um dia ainda iremos nos acostumar com a morte! Mesmo para nós, que trabalhamos com missão, é difícil aceitar que uma pessoa se foi para sempre, pelo menos do nosso convívio diário e quando essa pessoa dedica grande parte de sua vida a Deus isso se torna ainda mais difícil.

Hoje todos nós de Emaús fomos pegos de surpresa com a notícia do falecimento de Geovane, jovem, encorajador, feliz, missionário, futuro padre e um verdadeiro entendedor das causas da juventude.

Por mais que estejamos todos tristes e abalados, temos a certeza que ele cumpriu sua missão; Arrastar centenas de jovens para o caminho que nós acreditamos, não só através de palavras, mas pelo testemunho, não só com suas ações, mas de forma plena, com toda a sua vida.

Nós não perdemos um amigo, a igreja não deixou de ganhar um padre, recebemos a grandiosa graça de enviar um anjo ao Reino de Deus, e se você foi tocado pelas várias palestras que ele um dia fez, tenha certeza que ele ganhou mais uma alma para Cristo, por este motivo o céu se alegra.

http://www.youtube.com/watch?v=j7Rsz-G7o4s&feature=youtu.be 


Por Manoel Eloy