domingo, 3 de março de 2013

Fé, e nada mais!‏


                                 


Muita especulação acerca das razões que levam o Papa Bento XVI a resignar!... Muitos raciocínios, partindo cada qual das premissas decorrentes das suas ideologias, dos modos de análise marcados pelas respectivas histórias pessoais, do natural desejo de saber absoluto, e por aí adiante.

A sabedoria popular, em linguagem muito simples, deixa-nos a sua leitura, e talvez o alerta: "Cada cabeça, cada sentença!". Afinal, por que será que o Papa resigna?

Alguns curiosos até poderão ter ido ao "adivinho" buscar uma explicação para a resign ação do Papa; outros recorrem a "visões" ou profecias pessoais, "recebidas" do "divino"! De tudo isso circula por aí.

Chega-nos de tudo, por diversos meios de comunicação. Por que haverá tanto interesse em ir por detrás das razões que o Papa aponta, procurando outras razões para a sua resignação? Tanta fecundidade na elaboração de respostas, de supostas explicações ...

É que nós pensamos que a nossa explicação é sempre a melhor, a verdadeira: a pedofilia na Igreja, ou outros desvios sexuais, o Banco do Vaticano, o desvio de documentos pessoais do Papa, e mais... e mais... Uma explosão de deslizes da Igreja! Falam crentes e descrentes! Logo desdizem crentes e descrentes! E afinal, que conclusão? Nenhuma! Jogos de anál ises pessoais, bem ou menos bem intencionadas.

O ser humano é assim. Somos relativos em tudo o que sai das nossas mãos, da nossa mente. O problema é que queremos transformá-lo em absoluto. Mas nem admira, já que, também por natureza, aspiramos ao absoluto, que é Deus! Aí está o perigo: até parece que às vezes nos confundimos com o Deus que procuramos, mesmo que inconscientemente, nas conclusões a que chegamos!

O que sai daí? Muita confusão! Sem querer (ou por querer), somos fazedores de confusão. Lançamos a confusão no meio das gentes, sobretudo das mais simples e crédulas, que serão a maioria de nós - os consumidores de notícias, sobretudo das sensacionais!

O tal desejo de adivinhação ta mbém anda por aí na curiosidade de arranjar perfis para o novo Papa: “Novo…ou velho… deste ou daquele continente…ou país. Já agora, alto ou baixo? Magro ou gordo?...

E assim com tudo isto, que alimenta e explora o imaginário humano, com especial tempero para a fantasia e o sonho, a comunicação social ocupa tempo, gasta tinta, ganha audiências, vende mais notícias nos media... ou não fôssemos, na prática, muito curiosos, com um certo e suposto jeitinhopara explorar e alimentar a exploração do traço negativo da pessoa ou do acontecimento! Assim se vai alimentando a sociedade de consumo, que também criticamos!

Somos muito engraçados! E tudo estaria bem, se com isso nada destruíssemos. Mas, sem que rer ... se por um lado buscamos a verdade, com explicações hipotéticas caímos em meias verdades, ou até mentiras, assim alimentadas, que tentam desfigurar pessoas e instituições.

- Creio na Igreja, Una, Santa, Católica!

- Creio nas limitações e anseios humanos, nas minhas limitações!

- Creio na infinita capacidade do Espírito Santo para as ultrapassar e até delas tirar o bem, algo de bom!

- Creio que Deus sabe as razões que levaram o Papa Bento XVI a resignar, o que é pertinente e normal para uma pessoa doente, de 85 anos.

- Acredito que o Papa foi guiado pelo mesmo Espírito Santo que guia a Igreja.

- Creio que, apesar das opiniões humanas e de confusões lançadas por força de atavios e presunções, o Espírito Santo, agindo nos Cardeais, vai dar à Igreja o Papa oportuno, nesta oportunidade de Deus para a Sua Igreja!

- Creio, por isso, que neste momento a nossa atitude, como cristãos(ãs), consiste em estarmos unidos em oração: unidos uns com os outros, com o Papa actual, que em breve resignará, pedindo em comunhão fraterna, como Igreja que somos, em e por Jesus Cristo.

- Que Deus abençoe Bento XVI e que ele possa ainda render para a Igreja aquilo que Deus espera dele.

- Que Deus ilumine os Cardeais, revelando-lhes o novo Papa que quer para a Sua Igreja!

-Que Deus abençoe o novo Papa, que acolheremos de coração inteiro.

E que Maria, Mãe da Igreja, interceda conosco e por nós! Amen!


Hercília Pinto
Comunidade Cristo de Betânea
25 de Fevereiro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!