terça-feira, 30 de julho de 2013

Por dentro da Jornada - Segundo dia!

A JMJ é uma oportunidade única de nos aproximarmos da palavra de Deus, e isso é feito também através do conhecimento, da informação e da explicação do evangelho.

Tivemos a oportunidade de conviver de perto por três dias com bispos das mais diversas dioceses espalhadas pelo país.
Estes foram os momentos das catequeses, a cada dia um tema era explanado por um bispo mediante a luz do Evangelho.

Para que isso fosse possível, cada grupo de peregrinos foi acolhido em uma Paróquia ou comunidade, no nosso caso ficamos na Comunidade Recanto de Maria, pertencente a Renovação Carismática Católica, após cada catequese participávamos da missa celebrada pelo próprio bispo que nos deu a catequese.

Catequese na comunidade Recanto de Maria - Rio de Janeiro


Nosso grupo se protegendo do frio!




Fazendo a festa e convidando os paranaenses!







Ministério de música da Comunidade Recanto de Maria!

A casa é de Maria!







Procissão de entrada da Santa Missa!




Á noite fomos para o bairro da Lapa - local mais conhecido como Arcos da Lapa, ali a comunidade católica Shalom estava realizando o festival Halleluya JMJ. O detalhe desta noite fica por conta do frio, os termômetros marcavam 12º. 













Por dentro da Jornada - Primeiro dia oficial

No dia 23 de junho, terça feira -foi quando houve nosso primeiro contato com os peregrinos de todos os estados brasileiros e outros países, era impressionante olhar para todos os lados da cidades do Rio de Janeiro e perceber que ali estavam jovens que comungam da mesma fé, todos sedentos de Deus de conhecimento e interação.
Chamou minha atenção o que eu posso chamar de " a cara" da Fé, a nossa Igreja é tão única que mesmo sendo diferentes os fiéis, em relação a aspectos físicos, o jeito de ser e se comunicar, de mostrar para todos que somos católicos, se parece muito, crucifixos, bíblias, camisas com temas mariano e o terço eram os objetos mais vistos e carregados pelos jovens, outra característica marcante foi o patriotismo, as bandeiras das mais diversas nações já faziam parte do vestuário dos peregrinos, todos queriam levar a benção de Deus para seus países e mostrar que ele estava sendo representado.
A primeira vista todos estavam muito tímidos, mas logo entendemos o espírito da coisa, precisávamos interagir, nos conhecer, saber as expectativas do outro, mesmo que isso fosse feito com um sorriso, um abraço, um aceno, já que ali estavam falantes dos mais diversos idiomas e a comunicação verbal nem sempre era possível! Ali começamos a entender que vivíamos um novo Pentecostes na Igreja de Cristo.
Logo mais a noite foi celebrada a missa de abertura na praia de Copacabana, já lotada, foi o primeiro sinal de que a Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro iria entrar para a história.
Parte dos peregrinos da Paróquia São Gonçalo do Retiro













Baiano não consegue ficar parado! Todo mundo na olaria de Deus!













Momento Integração: As peregrinas estrangeiras entraram na moda com a ajuda da nossa irmã da paróquia S. Gonçalo!








Os estrangeiros estavam em casa!














O Brasil católico mostrando a sua cara!

Trabalho maravilhoso dos voluntários!



Mais integração!



O tão esperado kit JMJ!