O Sacrifício de Jesus acontece todos os dias, Ele é o único que se doa verdadeiramente para nós, ontem, hoje sempre, mas a primeira vez é inesquecível, foi com esse sentimento que as comunidades São Dimas e Emaús, juntas pela primeira vez realizaram a 1º Eucaristia de 28 crianças, a celebração foi presidida pelo Monsenhor Maurício Abel.
Utilizamos o relato de São Paulo, na primeira Carta aos Coríntios (11, 23-25), essa passagem nos permite compreender o sentido do acontecimento: Jesus Cristo dá-se (cf. Jo 13, 1) como alimento do homem: dá o seu corpo e derrama o seu sangue por nós. Esta aliança é nova, porque inaugura uma nova condição de comunhão entre o homem e Deus.
E para estarmos em completa harmonia com Cristo, durante a celebração toda a comunidade suplicou o perdão a Deus através da canção (Kýrie eléison, "Senhor, tende piedade"), ainda através da música Jesus alcançou os corações com o canto da comunhão que dizia:
“Que bom te receber no meu coração,
Te tocar
Ter-te em minhas mãos
Com carinho te acolher
“E contigo ser um só”.
Entoados pelo ministério de música da comunidade Emaús.
Além da primeira comunhão, cerca de treze crianças receberam o sacramento da iniciação Cristã, tendo seus pecados remidos pelo Senhor através do batismo.
A celebração Eucarística foi encerrada com uma homenagem a comunidade São Dimas, pelo esforço de seus componentes, em especial as catequistas, pois a comunidade teve seu templo destruído pela construção irregular de um edifício e isso não foi impedimento para a continuidade do trabalho de evangelização realizado pela comunidade.
Por Manoel Eloy